Notícias
Alunos de Psicologia visitam instituições em São Paulo
Alunos dos 2º, 4º, 6º, 8º e 10º períodos do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) participaram nos dias 06 e 07 de novembro, de uma visita técnica a várias instituições na cidade de São Paulo (SP), os alunos foram acompanhados pelos professores Rejane Burgos e Thiago Vasconcellos.
Na oportunidade, os alunos conheceram o Serviço de Psicologia Escolar e Educacional da Universidade de São Paulo (Campus Butantã), momento em que tiveram uma palestra com a professora Beatriz de Paula Souza abordando o histórico da Psicologia Escolar e Educacional, os principais desafios, limitações e potencialidades na área. A professora possui importantes publicações na área, como o livro “Orientações a Queixa Escolar”.
Os alunos também conheceram a Biblioteca do Instituto de Psicologia, conhecida como uma das maiores da América Latina e a responsável por abrigar a base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde de Psicologia (BVS_PSI), assim como, um dos importantes periódicos em Psicologia no Brasil (PEPSICO). A visita foi guiada pelas bibliotecárias, Aparecida Sabadini e Lilian Bianconi.
Foi feita também uma visita ao Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) do Estado de São Paulo. A instituição é um centro de referência da pessoa idosa. Na oportunidade, os alunos conheceram os diferentes serviços ofertados aos idosos: assistência médica, odontológica, fisioterapêutica, psicológica, entre outros. A visita foi orientada por Luciana Cassimiro, psicóloga e neuropsicóloga do instituto. A mesma ministrou uma palestra sobre a psicologia do envelhecimento, neuropsicologia e envelhecimento, intervenções e práticas junto aos idosos.
Gostei muito da visita à USP e ao IPGG. Conhecer realidades diferentes da que estamos acostumados nos instiga e aumenta a nossa curiosidade em saber e aprender mais em Psicologia”, afirmou o aluno do 2º período, Gustavo Pedro.
Para Angélica Dias, aluna do 2º período, a oportunidade de conhecer as instituições, assim como a cidade de São Paulo, seus museus e locais turísticos enriquecem a sua formação, possibilitando assim, o acesso ao conhecimento fora de sala de aula.