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Alunos de História e Publicidade e Propaganda participam do evento “BUFF, gamificação: aprimorando conhecimentos”
Alunos dos cursos de História e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) participaram das 22h do dia 31 de março até às 12h do dia 1º de abril, da 2ª edição do evento “BUFF, gamificação: aprimorando conhecimentos”, realizado no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios do UNIPAM (OceanO).
Segundo a professora Adriene Sttéfane, o projeto tem como objetivo unir os alunos de História e Publicidade e Propaganda em uma equipe multidisciplinar, para elaborarem jogos, visando o conceito de gamificação, abordando temas que atendam demandas educacionais e mercadológicas.
Para o professor Marlon Wender, o evento superou as expectativas. Ele conta que durante a madrugada foram realizados intervalos, onde os grupos se interagiam e recarregavam as energias. “Antes do evento, ficávamos imaginando se os alunos ficariam acordados, se manteriam o seu rendimento e por incrível que pareça, eles se envolveram tanto nos projetos, que não tivemos nenhum aluno que pediu para dormir, porque não conseguia continuar”, contou Marlon.
A Superintendente Regional de Ensino, Elizabeth Maria Nascimento, conta que se surpreendeu com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Ela explica ainda, a importância da gamificação para as escolas públicas. “A escola está muito trucada, muito rígida. A gamificação seria uma oportunidade de associar a aprendizagem diferenciada, de uma maneira divertida para os alunos”, afirmou Elizabeth.
Após mais de 13 horas de duração, 60 alunos participantes e seis projetos apresentados em formato pitch, a banca avaliadora composta pelos professores idealizadores do projeto, Adriene Sttéfane e Marlon Wender, pelo coordenador dos cursos de História e Pedagogia, professor Marcos Rassi, pela Gerente da Farol Incubadora de Empresas, Lílian de Cássia Oliveira e pela Superintendente Regional de Ensino, Elizabeth Maria Nascimento, deram o tão esperado resultado: a equipe desenvolvedora do projeto Educar, era a vencedora.
De acordo com a aluna do 5º período de Publicidade e Propaganda, participante da equipe vencedora, Cristiane Andreia Silva, a sensação foi indescritível. “Eu estava muito ansiosa, com frio na barriga. Eu não imaginava que ficaria acordada a noite inteira, mas após muito esforço e dedicação, nós conseguimos o 1º lugar”, afirmou Cristiane.
Cristiane Andreia explica que o projeto Educar é um jogo de tabuleiro com cartas. “O jogo é dinâmico e abrange temas da história e também, das leis de trânsito. Nosso cliente é a American Car”, contou Cristiane.
O aluno do 5º período de Publicidade e Propaganda, Pedro Diógenes, também da equipe vencedora, conta como foram dividas as funções no seu grupo. Segundo ele, os alunos de História trabalharam com a didática e os de Publicidade e Propaganda, cuidaram das estratégias de marketing. “No início do projeto, nós tivemos uma resistência em trabalhar com os alunos de História, pois existiam muitas divergências. Mas depois, percebemos que essa parceria foi fundamental para alcançarmos o primeiro lugar”, contou Pedro.
Confira abaixo os demais projetos desenvolvidos:
*Projeto: Estratégia de Sucesso
O que é: Voltado para o empreendedorismo
Cliente: Farol Incubadora de Empresas
*Projeto: Enquadrados
O que é: Voltado para a consciência ambiental
Cliente: Laboratório Farroupilha Lallemand
*Projeto: Domínio Biológico
O que é: Voltado para a consciência ambiental
Cliente: Laboratório Farroupilha Lallemand
*Projeto: Acerte o Negócio
O que é: Voltado para o empreendedorismo
Cliente: Farol Incubadora de Empresas
*Projeto: Heróis do Trânsito
O que é: Voltado para educação no trânsito
Cliente: American Car