Notícias
Curso de Engenharia Elétrica inicia atividades do Projeto Megatron
O curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizou na última terça-feira (29), a abertura do Projeto Megatron, que contou com a presença de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Doutor Paulo Borges”, da Escola Estadual “Professor Zama Maciel” e do Colégio “Fonseca Rodrigues”.
Na oportunidade, os estudantes foram recebidos no Laboratório de Eletrônica e em seguida, foram encaminhados para o Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo), onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o projeto.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Fábio de Brito, o projeto tem como objetivo ensinar eletrônica, por meio do modelo canvas, para os alunos das escolas. “Nós vamos dividi-los em grupos e eles colocarão suas ideias em prática aqui no OceanO. Na parte final do Canvas, eles farão a prototipagem no Laboratório de Engenharia Elétrica e de conversão de energia. Em seguida, apresentarão seu projeto para professores e empresários”, explicou Fábio de Brito.
De acordo com o Auxiliar de Laboratório e aluno do 6º período de Engenharia Elétrica, Elismar Ramos, auxiliar os alunos é uma experiência nova. “Nós que nunca estivemos a frente de uma sala de aula, tudo é como se fosse a primeira vez. Isso também acrescenta no nosso currículo, pois se depois de formados, quisermos buscar a área da docência, nós já temos uma experiência vivenciada no período de estudo”, afirmou o aluno.
Segundo a professora Maria Heloísa Fernandes, supervisora da Escola Estadual “Doutor Paulo Borges”, projetos que possuem o envolvimento dos estudantes no mundo acadêmico são de extrema importância para o futuro profissional deles. “Essa interação faz com que eles amadureçam suas ideias, conheçam melhor o mundo acadêmico e os incentiva a irem em busca de seus sonhos, mostrando que o que eles querem, é possível acontecer”, destacou a professora.
O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Luís Ricardo de Oliveira, está confiante com o projeto. “Nós que estamos na escola, em alguns momentos, ficamos com dificuldade de saber o que queremos para o nosso futuro, com tantas possibilidades. Esse projeto nos mostra algo novo, que será prazeroso de fazer, com atividades diferentes, em um ambiente completamente novo”, explicou o aluno.
O projeto tem duração de um semestre e acontecerá até o mês de dezembro, com a participação de 40 alunos.