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Alunos de Engenharia Mecânica lançam projeto “Pequenos Engenheiros” em Patos de Minas
Foi realizada na última semana a abertura do “Pequenos Engenheiros”, um projeto idealizado por alunos do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O objetivo é fomentar a pesquisa científica entre estudantes do Ensino Médio, por meio da realização de feiras de ciências nas escolas da rede municipal e estadual.
Inicialmente, o projeto será realizado com cerca de 40 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel. Segundo o professor orientador do projeto, Wesley Pereira, esses alunos foram selecionados pelos professores da escola. “Ao longo deste semestre, eles serão capacitados e no ano que vem, vamos desenvolver juntos uma feira de ciência. Para isso, utilizaremos todo o suporte dos laboratórios do UNIPAM, inclusive do Fablab”, comentou.
O pontapé inicial do projeto foi dado no Salão do Júri, quando os estudantes assistiram a palestras com ênfase no mercado de trabalho, nos desafios do vestibular e na profissão do engenheiro mecânico. Na sequência, os estudantes participaram de um “tour” pela instituição, quando conheceram laboratórios e foram apresentados os equipamentos do Fablab como, por exemplo, a impressora 3D. Por último, os alunos assistiram a uma aula interativa de matemática.
Para coordenar os trabalhos, foi montada uma comissão especial formada por alunos do curso de Engenharia Mecânica. O aluno do 2º período Hugo Campos, Presidente da Comissão, explicou que nos próximos encontros, serão aplicados questionários, para que seja possível aferir se o desempenho dos estudantes é melhor, ao serem submetidos a aulas práticas e interativas. “A partir do resultado destes questionários, vamos desenvolver artigos para validar o projeto”, acrescentou.
Nos próximos encontros os estudantes participarão de aulas de física e de química. Segundo Hugo Campos, a expectativa é que o projeto incentive os alunos a se dedicarem a realização de pesquisas e ao estudo científico, antes mesmo de ingressarem no Ensino Superior.