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Alunos do UNIPAM desafiam a gravidade em projeto com ovos
- Divididos em 13 grupos, estudantes de Publicidade e Propaganda tiveram o desafio de criar embalagens resistentes ao impacto -
Será que é possível jogar um ovo a uma
altura de dois metros e fazer com que ele chegue intacto ao chão? Esse foi o
desafio proposto aos alunos do 7° período do curso de Publicidade e Propaganda,
do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), que se reuniram no Centro de
Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo), na última terça-feira, dia 8
de maio.
Com esse trabalho, os estudantes tiveram que criar uma embalagem resistente e de design inovador para comportar um ovo. Entre os materiais utilizados estavam o plástico bolha e várias camadas de isopor. Nove dos treze grupos participantes obtiveram sucesso na experiência.
A atividade extraclasse foi proposta pelo professor de Criação Publicitária, Daniel Sobreira, que se inspirou em um projeto do SEBRAE que continha o mesmo objetivo. Para o professor, a turma não mediu esforços para conseguir realizar a atividade. “Estou muito feliz e orgulhoso deles, com certeza vamos repetir essa aula. É bom sair do ambiente de sala de aula e dos conceitos de livros e irmos para a prática. Ainda mais com a nossa matéria de criação, só se aprende fazendo, então trabalhos como esse são essenciais”, explicou Daniel Sobreira.
Para a aluna integrante da equipe vencedora, Fernanda Lara da Silva Gonçalves, exercícios como esse ajudam os participantes a melhorarem sua criatividade. “Quando você realiza essas atividades competitivas, demanda um pensamento maior de como será a arte e a embalagem. O evento foi interativo, envolveu outras disciplinas, promoveu o trabalho em grupo e é bom sair da sala de aula também”, comentou Fernanda Lara.
O trabalho de Fernanda utilizou várias camadas de espuma expansiva para proteger o produto. A espuma expansiva é um selante e adesivo monocomponente à base de poliuretano. Quando seca, preenche, veda e isola de maneira durável, mantendo suas propriedades físicas inalteradas, mesmo exposta ao tempo e a agentes climáticos. Pode ser aplicada em uma grande variedade de materiais e expande até três vezes o seu volume inicial.
Para escolher os melhores projetos, esteve presente uma banca avaliadora composta pelo coordenador dos cursos de Comunicação Social, professor Renato Bontempo, pelo coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Paulo Henrique Caixeta, e pelo professor Joel Rodrigues. Os quesitos avaliados foram: projeto, material, montagem, inovação, layout do rótulo e criação de marca.