Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

  • Informações
  • Documentos
  • Resultado

Informações

O que é o PIBIC?
PIBIC significa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. A bolsa de Iniciação Científica (IC) é um auxílio financeiro concedido a acadêmicos de graduação, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa pelos professores e alunos.

Como participar?
O professor deverá desenvolver um projeto de pesquisa juntamente com um aluno, escolhido por ele, sobre qualquer tema conexo com sua área de conhecimento. O Projeto deverá ser construído de acordo com as normas do edital vigente, que já está publicado no site do UNIPAM, e passará por uma avaliação pelo Comitê Interno de Avaliação do programa.
O professor deverá inscrever o projeto de acordo com o tempo determinado pelo edital, 08/02/2017 a 08/03/2017, na Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, e aguardar a classificação geral. Após a avaliação, os trabalhos receberão a classificação de: bolsistas, voluntários e desclassificados, de acordo com a nota alcançada.
Também podem ser submetidos ao PIBIC os trabalhos que serão desenvolvidos para TCC.
Obs: Os projetos de pesquisa que envolverem seres humanos e animais deverão ser analisados e APROVADOS pelo Comitê de Ética da instituição, antes da inscrição.
Os projetos de pesquisa que despenderem gastos deverão ser apresentados a Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão em até 15 dias antes do término do período de inscrição (21/02/17), juntamente com planilha de orçamento para prévia aprovação da viabilidade financeira.

Quem pode participar?
Todo aluno que estiver regularmente matriculado em curso de graduação (tendo cursado no mínimo um período) ou Pós-graduação do UNIPAM (somente como voluntário). O aluno participante só poderá possuir uma reprovação no último semestre.
O orientador deve ser professor da instituição, em pleno exercício de suas atividades docentes, e dispor de tempo para orientar. Deverá, ainda, apresentar o projeto de pesquisa original, com viabilidade técnica/financeira, acompanhado da metodologia a ser aplicada pelo aluno. Comprometer-se a orientar o acadêmico em todas as fases de desenvolvimento do trabalho, desde a elaboração do projeto e execução da pesquisa até a apresentação dos relatórios; acompanhar e orientar os alunos nas exposições dos relatórios, em datas e condições definidas pela Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.

Como é a concessão de bolsas?
O professor que tem seu projeto selecionado pelo comitê avaliador assinará, juntamente com o aluno, o termo de concessão de aceite de bolsa de iniciação científica com a Fundação Educacional de Patos de Minas por um período de um ano (12 meses) ou 10 meses, para alunos que irão formar no ano de início do projeto. Durante esse período, o aluno receberá um valor de R$308,00, (trezentos e oito reais), concedido sob forma de abatimento nas mensalidades referentes ao curso em que estiver matriculado o bolsista.

Quantas bolsas são disponibilizadas?
Foram concedidas 85 bolsas no PIBIC XVIII.

Quem já tem alguma bolsa pode concorrer?
Quem já tem Bolsa de Monitoria, Estágio no UNIPAM ou qualquer outra modalidade de bolsa poderá concorrer e não terá nenhuma de suas bolsas canceladas.
O aluno que tem FIES ou PRAVALER pode cumular também com a bolsa do PIBIC, caso aprovado.

O projeto do PIBIC pode ser desenvolvido de forma voluntária?
Os projetos que não se classificaram podem ser desenvolvidos, voluntariamente, desde que o projeto obtenha a nota mínima determinada pelo edital.

Como é feita a seleção dos projetos?
A Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão fará o recebimento, a conferência e a triagem da documentação (conforme edital) e o protocolo. O Comitê Interno de Avaliação pontuará os trabalhos que deverão obedecer às normas do Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos do UNIPAM. Quanto à organização, o projeto deverá conter no MÁXIMO 15 páginas (contando capa, folha de rosto e sumário) e deverá possuir: capa, folha de rosto, sumário, introdução, objetivos, justificativa, revisão da literatura, metodologia, cronograma de atividades, referências e apêndices e anexos (opcional).  O valor atribuído a cada item de avaliação está disponível no Edital.
O Comitê Interno de Avaliação é composto de dois membros do quadro de docentes de cada área de conhecimento. Serão contemplados com bolsa, inicialmente, o primeiro projeto referente a cada curso do UNIPAM, que obtiver a maior nota na pontuação final. As bolsas restantes serão disputadas pelos demais projetos em igualdade de condições. Em caso de empate, será concedida a bolsa para o orientador com maior pontuação no Currículo Lattes e, caso ainda haja empate, recorrer-se-á ao terceiro avaliador. 

Qual é o núcleo responsável pelo PIBIC?
O Núcleo responsável pelo PIBIC é o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (NIPE) e a Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, localizado no segundo andar do Centro Administrativo, Bloco A. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira de 07h00 às 21h00.
Telefone: (34) 3823-0139 e (34) 3823-0352.

Vantagens em desenvolver o PIBIC
  • Vale horas de extensão: No entanto, para cada curso vale determinada quantidade de horas, devendo ser consultado tal valor na Portaria que disciplina as horas complementares no curso.
  • Os trabalhos podem ser publicados: O UNIPAM possui uma revista eletrônica destinada à publicação de trabalhos de iniciação científica, a revista Perquirere (www.unipam.edu.br/perquirere). O aluno, ao término do desenvolvimento do trabalho, fará um artigo científico e submeterá ao Conselho Editorial, podendo ser aprovado e publicado.
  • Contribuição para o desenvolvimento da vocação científica.
  • Aproximação com a pesquisa científica.
  • Enriquecimento do currículo para o mercado de trabalho.
  • Bônus na pontuação de seleções para programas de pós-graduação Stricto sensu.