Notícias
Alunos de Psicologia promovem Caminhada de Conscientização do Alzheimer
Alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveram no último sábado (31), na Orla da Lagoa Grande, a I Caminhada de Conscientização do Alzheimer: eu não esqueço!
O evento foi coordenado pelo professor Thiago Vasconcelos e teve como objetivo auxiliar no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, possibilitando retardar ou atenuar o seu avanço.
Os alunos do 2° período realizaram entrevistas e trabalhos durante todo o semestre na disciplina de Projeto Integrador II até a realização da caminhada. Com faixas, cartazes e panfletos, os jovens distribuíram conhecimento e informação aos que passavam pelo local.
Após a abordagem, os alunos preparam as famílias que possuem papel fundamental no diagnóstico e durante todo o processo de tratamento. Isso porque eles auxiliam na confirmação da doença, através da observação, quando o paciente se queixa da perda de memória e depois, durante o tratamento. “A família, quando consciente e conhecedora dos efeitos da doença, dará todo o apoio e suporte necessário ao paciente”, explicou o coordenador do projeto, professor Thiago Vasconcelos.
Além da caminhada foi realizada também uma aula de zumba, a fim de estimular o cuidado com a saúde por meio da atividade física. Foi feita ainda, a arrecadação de materiais de higiene pessoal, para doação as instituições de longa permanência da cidade, com maior concentração de pessoas com a doença.
De acordo com o professor Thiago Vasconcelos, a importância de projetos como esse, concentra-se no fato de 5 a 7% dos idosos entre 60 e 65 anos possuírem Alzheimer e, entre 70 e 80 anos, a doença afeta 70% de pessoas dessa faixa de idade.
A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), a Liga de Geriatria (LAG), Liga de Gerontologia (LIGE) do UNIPAM e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram parceiras do evento.
Maryana Lorrane dos Santos Pião, aluna do 2º período do curso de Jornalismo.