Sistema de Gestão Integrada (SGI)





Sistema de Gestão Integrada - SGI

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) possui um Sistema de Gestão Integrada (SGI), que trata-se de um conjunto de práticas inter-relacionadas e em constante comunicação, que permite a melhoria contínua dos processos da instituição, o desenvolvimento de políticas e práticas ambientalmente sustentáveis, o gerenciamento dos riscos ocupacionais e a aplicação de técnicas socialmente aceitáveis no ambiente de trabalho.




O UNIPAM conquistou as seguintes certificações:






O SGI é pautado nos seguintes objetivos:

  • Aumentar a satisfação dos nossos alunos e colaboradores;
  • Buscar oportunidades de melhorar processos e otimizar custos;
  • Desenvolver ações para melhoria dos serviços prestados;
  • Comprometer-se efetivamente com o controle dos aspectos e impactos ambientais, da higiene e segurança no trabalho, da responsabilidade social e da qualidade.






Política do Sistema de Gestão Integrada

Assegurar que as atividades relacionadas aos objetivos definidos pelo UNIPAM sejam conduzidas em conformidade com o Sistema de Gestão Integrada (SGI), elevando o nível de satisfação dos alunos, dos professores e dos colaboradores; desenvolvendo, de forma ética e responsável, o conhecimento científico e tecnológico; buscando a capacitação constante dos professores e dos colaboradores; respeitando as partes interessadas, o meio ambiente, os requisitos legais e regulamentares aplicáveis e os requisitos próprios da organização; praticando a responsabilidade social; promovendo a segurança e a saúde ocupacional; prevenindo a poluição, protegendo o meio ambiente e melhorando continuamente os processos inerentes ao SGI.

Programa "CEU"

Com o objetivo de dar sinergia às ações em busca da excelência, criou-se no UNIPAM, em 2010, o Caminho para Excelência UNIPAM (CEU). Trata-se de um programa responsável por direcionar as ações de melhoria contínua da instituição. São ações do CEU, entre outras:

  • Programa D'OLHO;
  • Programa Educação Verde (campanhas ambientais, PGRSS, coleta seletiva, etc.);
  • SGI.


Pirâmide Documental do SGI

Os documentos que compõem o SGI possuem a seguinte relação hierárquica:

Sistema de Gestão Integrada (SGI)


MSGI

É o documento que descreve todo o Sistema de Gestão Integrada.

PQ e PS

São documentos que orientam sobre a execução dos processos gerenciais da instituição, indicando o objetivo, as condições (campo de aplicação, responsabilidade e definições), os registros necessários, entre outros.

IT

São documentos que orientam sobre a execução dos processos operacionais da instituição, indicando o passo a passo de como executar uma atividade específica de determinado setor.

DA

São documentos que apoiam os PS’s e as IT’s, servindo como formulários e registros.



Utilização dos documentos



SA 8000:2014 – Gestão da Responsabilidade Social

O representante dos colaboradores perante a SA 8000 é o Prof. Dr. Fernando Dias da Silva, que é, também, representante dos professores perante a Sinpro Minas (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais).

OHSAS 18001: 2007 – Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional

A representante dos colaboradores perante a OHSAS 18001 é a colaboradora Vanessa Magalhães Nunes, Engenheira do Trabalho responsável pelo SESMT da instituição.

O Plano de Atendimento à Emergência está disponível no SVN > Pasta “135” > Pasta “DA’s” > Pasta “NR 23” > DA-7.4.1/135-01.

Os pátios do campus possuem Pontos de Encontros, locais onde as pessoas deverão se reunir em caso de sinistros (incêndio, desabamento, pane elétrica, etc.).

Para garantir a segurança dos colaboradores, o UNIPAM conta com mais de 100 brigadistas, todos devidamente treinados. O Coordenador da Brigada de Emergência é o colaborador Weber Alves Pereira, Técnico em Segurança do Trabalho do SESMT da Instituição.

Em caso de sinistros, a função do Brigadista é, em primeiro lugar, promover, de forma rápida e segura, o abandono imediato da população do local da ocorrência, além de combater o princípio de incêndio, se houver, até que o responsável pela ajuda externa ocupe seu lugar no combate.

Todos os brigadistas possuem um boton para sua identificação.


O PAE contempla as seguintes informações:

  • Organograma da brigada de incêndio;
  • Procedimentos de abandono de área;
  • Telefones úteis em situações de emergência;
  • Indicação de onde estão disponibilizados os kits de primeiros-socorros;
  • Indicação de onde está disponibilizado o kit de combate a derramamento de produtos químicos;
  • Equipamentos de combate a sinistros;
  • Atribuições da Brigada de Emergência;
  • Rotas de fuga, entre outras.
  • Importante: em caso de acidente, incidente e/ou doença ocupacional, o SESMT deverá ser informado imediatamente, pelo ramal 184. Dessa forma, será realizada a investigação do ocorrido e tomada as medidas necessárias.

ISO 14001:2004 – Gestão Ambiental

  • Visando garantir as ações destinadas à gestão dos resíduos gerados no UNIPAM, foi criado o Programa Educação Verde que, com o foco na educação ambiental, busca, por meio da coleta seletiva, segregar os resíduos e destiná-los de maneira correta, além de contribuir com a geração de renda para famílias que vivem da reciclagem.
  • O Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) e o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde(PGRSS) são responsáveis por orientar sobre a destinação correta dos resíduos de laboratórios e de clínicas, além de outras ações voltadas à destinação correta de lâmpadas, pilhas e baterias, eletrônicos, etc.