Notícias
UNIPAM sedia final do Programa Lemonade 06TM
A final do Lemonade, o Demoday, realizada no último domingo no auditório do Bloco E do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), mexeu com os ânimos dos cerca de 40 empreendedores que toparam o desafio de participar desse programa.
Na ocasião, representantes das 10 startups classificadas para o Lemonade, apresentaram suas ideias, resultados, soluções e equipes durante pitchs de 5 minutos. Uma banca de jurados, formada por especialistas em administração, marketing, gestão comercial e empreendedores locais e da região, avaliou as apresentações e selecionou três startups para participarem da segunda fase do projeto.
As três startups finalistas foram: NH3, Reaver e Triagro. Segundo Cynara Bispo, graduanda em Gestão em Agronegócio no UNIPAM e co-fundadora da Triagro, a experiência foi cansativa, porém muito gratificante. “Todo o esforço valeu a pena devido ao aprendizado proporcionado por todos os mentores e pela metodologia do programa”, conta.
Durante a sexta edição do programa, Lemonade 06TM, os participantes passaram por 15 dias de imersão. Ao longo de cinco semanas, os empreendedores se reuniram no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (OceanO), em todas as sextas, sábados e domingos, de 9h até às 23h, para treinarem seus pitch, receberem mentorias, mapearem suas pesquisas de mercado e pré-acelerarem suas startups.
De acordo com Pedro Cinque, um dos responsáveis pelo programa, após 40 litros de café, 6066 questionários respondidos, 122 entrevistas, 4 casos de amor, 120 horas de Pitch e 17 horas de conteúdo, a evolução dos participantes é muito nítida. “Quem os viu apresentar Pitch no início do programa e assiste agora, fica impressionado com o desenvolvimento desses empreendedores em apenas 5 semanas. Ficamos muito felizes com essa edição, em especial, que na minha opinião foi uma das mais animadas, devido ao engajamento dos participantes. Isso sem falar na infraestrutura oferecida pelo UNIPAM, que contribui muito para o sucesso dessa edição”, afirma.
Muitos dos apaixonados pelo empreendedorismo, que participaram do Lemonade, são alunos, egressos e professores do UNIPAM. Para o Reitor da instituição, professor Milton Roberto de Castro Teixeira, “o ganho de conhecimento para eles é enorme, e todos eles serão, agora, colaboradores da trilha de empreendedorismo instalada no UNIPAM”, comenta.
O Lemonade, criado há um ano e meio, é um programa de pré-aceleração de startups realizado pela Fundepar e co-realizado pelo Governo de Minas por meio do Simi, SEBRAE-MG e Techmall – aceleradora de startups. Ao longo do programa, os participantes tem contato com uma metodologia inovadora, que facilita muito a transformação da ideia em um negócio viável e rentável.
A segunda etapa do programa é mais intensa e prepara ainda mais a startup para se lançar no mercado. De acordo com Aluir Dias, idealizador e coordenador do programa, a nova fase acontece a partir de Fevereiro de 2017, em Belo Horizonte. “Lá os três classificados em Patos de Minas, aprenderão novos conceitos e concorrerão, com mais 15 startups, a uma premiação de 40 mil reais em investimentos e 250 mil em benefícios”, explica.
Laryssa Paiva Caixeta
ASCOM UNIPAM