Notícias
Alunos de Administração e Gestão Comercial visitam Distribuidora Martins
Alunos do curso de Administração e Gestão Comercial do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), acompanhados pelo professor Laércio Vida, realizaram duas visitas técnicas a uma das maiores distribuidoras da região, a empresa Martins, em Uberlândia (MG).
Os alunos, assim que chegaram, puderam perceber o perfil da organização com forte cultura de segurança e transparência. As ferramentas de gestão utilizadas pela empresa estavam bem especificadas, como o fluxograma, definição estratégica de valores, incentivo ao desenvolvimento do funcionário, programa 5S e itens exigidos por certificações de qualidade como demarcação de áreas, placas de identificação, uniformização e utilização de EPI’s pelos funcionários.
Os facilitadores fizeram a apresentação de toda a empresa, de sua estrutura e estratégias e destacaram que a organização precisou se adaptar para enfrentar a crise brasileira que em 2016 teve seu ponto crítico. Segundo ele, uma alternativa utilizada pela empresa foi a adoção da terceirização, principalmente no setor de transportes, o que ocasionou a redução dos custos na organização.
Os alunos realizaram perguntas durante a visita sobre diversos pontos da organização, conheceram a divisão de setores da empresa, a gestão dos palets para a localização dos produtos, os critérios de utilização e manutenção de diversas máquinas, as políticas internas de seleção, promoção e desenvolvimento dos funcionários, como é feita a distribuição de tarefas aos funcionários que trabalham em dois turnos, os sistemas de acompanhamento de pedidos e da distribuição, como é feito o gerenciamento de perda de produtos, as estratégias para a redução de custos e a busca pela eficiência e qualidade.
Segundo Juliano Gonçalves, aluno do 3º período de Gestão Comercial, o conhecimento adquirido na visita técnica a empresa Martins, contribuiu para o alinhamento do conhecimento teórico adquirido em sala de aula. “Conhecer de perto a parte de estrutura e logística de uma empresa de grande porte foi uma grande experiência proporcionada pelo UNIPAM aos seus alunos, agregando novas experiências e conhecimento, além daqueles transmitidos em formato tradicional dentro de sala de aula”, afirmou Juliano.