Notícias
UNIPAM promove debates sobre temas atuais durante a Semana da Pesquisa Jurídica
O curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizou, entre os dias 22 e 24 de outubro, a 16ª edição da Semana da Pesquisa Jurídica. O evento aconteceu no Salão do Júri e no Centro de Convenções e Eventos da instituição, reunindo acadêmicos, professores e profissionais da área para três dias de aprendizado, troca de experiências e debates sobre temas atuais do universo jurídico.
A programação teve início com a realização de minicursos no Salão do Júri. O primeiro, intitulado “A Efetividade da Lei Henry Borel na Proteção de Crianças Vítimas de Violência Intrafamiliar: Desafios e Avanços no Âmbito do ECA”, foi ministrado pela professora Dra. Sabrina Nunes e pela aluna Giovanna Guimarães. Em seguida, o professor Me. Luiz Henrique Varella e a aluna Luana Ferreira Silva conduziram o minicurso “A Controladoria Jurídica como Possibilidade de Atuação Profissional do Bacharel em Direito”. Logo após, o professor Me. Rodrigo de Carvalho e a aluna Camila Ribeiro, proferiram sobre “Entre Imparcialidade e Desinformação: Os Efeitos da Restrição de Acesso aos Autos pelo Juiz da Instrução à Luz do Artigo 3ºC, §3º do CPP”.
No Centro de Convenções e Eventos, a convidada Behlua Maffessoni ministrou a palestra “Provas Digitais”, abordando a relevância do tema na prática jurídica contemporânea. Ela explicou conceitos fundamentais sobre o assunto e destacou a importância de compreender como comprovar autoria, integridade e a utilização de provas digitais em processos judiciais.
De acordo com o coordenador do curso, professor Me. Alexandre Máximo, a Semana da Pesquisa Jurídica foi um espaço essencial para o desenvolvimento acadêmico. “O conhecimento só é válido quando é compartilhado. Então, unimos as pesquisas dos nossos alunos com as de profissionais que estão produzindo conhecimento em outras partes do Brasil, para colocar esses temas em debate”, afirmou Alexandre Máximo.
Durante os três dias de evento, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos e ampliar suas conexões acadêmicas e profissionais. A presidente do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE), Stéphanny Vívian Santos, ressaltou a importância da iniciativa “É um momento em que a gente pode se conectar tanto com os colegas quanto com professores e profissionais. Vejo sempre como uma experiência muito importante para nós, alunos”, destacou Stéphanny Vívian.
