Notícias
Professora do UNIPAM desenvolve pesquisa inovadora para tratamento de câncer de mama agressivo
Uma pesquisa desenvolvida pela professora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Dra. Paula Marynella Alves Pereira Lima, busca contribuir para o avanço do tratamento do câncer de mama triplo negativo, um dos subtipos mais agressivos da doença. O estudo objetiva desenvolver uma nova alternativa terapêutica, mais eficaz e com menos efeitos colaterais para as pacientes.
A pesquisa consiste no desenvolvimento de um medicamento experimental que combina duas substâncias com ação conjunta, encapsuladas em estruturas microscópicas chamadas lipossomas. Esses lipossomas funcionam como transportadores, levando o medicamento diretamente até as células do câncer, o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz os danos às células saudáveis. Uma das substâncias utilizadas foi desenvolvida pelo próprio grupo de pesquisa e possui registro de propriedade intelectual.
Os resultados obtidos até o momento, a partir de testes em células humanas e em modelos biológicos, têm sido promissores quando comparados a medicamentos já utilizados no tratamento da doença.
O estudo teve início durante o mestrado da docente, em 2017, e atualmente encontra-se em fase de continuidade no pós-doutorado, iniciado em dezembro de 2025, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Com previsão de conclusão em dezembro de 2027. O trabalho é desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do UNIPAM, incluindo atividades no Laboratório de Citogenética da instituição.
Egressa do UNIPAM, Paula Marynella é formada em Ciências Biológicas, com pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Também possui mestrado em Biotecnologia e doutorado em Genética e Bioquímica pela UFU. Atua como docente nos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia da instituição.
Para a professora, a formação no UNIPAM foi fundamental para sua trajetória acadêmica, especialmente pela participação em programas de iniciação científica, que possibilitaram o contato com a pesquisa desde a graduação e contribuíram para seu ingresso na pós-graduação.
