Notícias
UNIPAM recebe exposição “Arte em Bambu e Cabaça”
Foi aberta, na última segunda-feira (07), no foyer da Biblioteca do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), localizado no 1º piso do bloco B, a exposição “Arte em Bambu e Cabaça”, assinada pelo artesão Gilmar Constantino. A mostra faz parte do programa “Mais Cultura no Campus”, que busca valorizar e promover manifestações culturais dentro do ambiente universitário.
A exposição reúne diversas peças artesanais criadas a partir do bambu e da cabaça. Esses dois materiais naturais são tradicionalmente utilizados em diversas culturas para a confecção de utensílios, de instrumentos musicais e de objetos decorativos.
O bambu, por exemplo, é uma planta de crescimento rápido, altamente resistente e versátil, utilizada há milênios em construções, artesanato e até na produção de tecidos e de papel. Já a cabaça, fruto do cabaceiro, quando seco, transforma-se numa matéria-prima rígida e oca, ideal para a produção de cuias, de recipientes, de luminárias e de peças artísticas.
A criatividade de Gilmar Constantino destaca-se ao explorar o potencial estético e funcional desses materiais sustentáveis, promovendo não apenas a arte, mas também uma reflexão sobre o reaproveitamento de recursos naturais e a valorização da cultura popular.
A exposição pode ser visitada, gratuitamente, na Biblioteca, até o fim deste mês. O horário de visitação é das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira; e, aos sábados, das 9h às 15h.